Pretende-se que os formandos no final da acção compreendam as funções do controlo da qualidade de produtos e serviços e utilizar os conceitos, instrumentos e técnicas do controlo da qualidade.
No final da formação pretende-se que os formandos consigam descrever a evolução do sistema da qualidade, definir a qualidade como sistema e filosofia de gestão da qualidade, e reconhecer os diversos tipos de normas.
Identificar os requisitos definidos na Norma NP EN ISSO 9001 e as metodologias para a implementação do sistema de gestão da qualidade (SGQ)
Identificar os conceitos e técnicas do controlo de qualidade.
-
Conceitos fundamentais da qualidade
-
Introdução ao controlo da qualidade
-
Conceitos gerais: não conformidades e acções correctivas e preventivas
-
Tecnologias dos materiais/processos
-
Especificações de matéria-prima e do produto
-
Postos de controlo/inspecção
-
Controlo da qualidade da matéria-prima e do produto
-
Princípios gerais da garantia da qualidade
-
A abordagem estatística – recolha e tratamento dos dados
Modalidade de Formação
Formação profissional inicial
Forma de Organização da Formação
Formação presencial organizada em sala
Perfil dos Formadores
A execução da acção de formação será assegurada por Formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor – portadores de Certificado de Aptidão Profissional de Formador –, disponham de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre as temáticas a abordar. O Formador deverá possuir formação superior no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).