CICLO DE RECURSOS HUMANOS
Designação Duração Área Temática de Formação Destinatários
Ciclo de Recursos Humanos de 35 horas 35 Horas 347 – Enquadramento na Organização/Empresa Quadros superiores e quadros intermédios que directa ou indirectamente lidam com o factor humano na organização.
Objectivo Geral
O ciclo de formação tem como objectivo dotar os participantes de conhecimentos e competências ao nível da legislação laboral e da avaliação de desempenho. Assim, pretende-se que no final da acção os participantes sejam capazes de conhecer as alterações introduzidas pelo novo código do trabalho, proceder a uma equilibrada gestão de recursos humanos, encorajar o esforço de desenvolvimento pessoal, estimular e orientar a procura de melhoria contínua.
Objectivos Específicos

 

No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

  • Interpretar o Código de Trabalho
  • Dominar a legislação laboral
  • Implementar a avaliação de desempenho dos trabalhadores duma organização;
  • Proceder uma equilibrada gestão de recursos humanos;
  • Interpretar a importância do desempenho individual numa organização
  • Referir a importância da Gestão de Recursos Humanos
  • Enumerar as principais funções da Gestão de Recursos Humanos
  • Conhecer o perfil das competências necessárias de um gestor de recursos humanos
  • Saber como recorrer e entrar no mercado de trabalho
  • Descrever os passos fundamentais a seguir para recrutamento e a selecção de pessoal
  • Saber elaborar e interpretar cartas de apresentação, de candidatura e de recomendação
  • Conhecer os vários tipos de curriculum vitae e as suas funções
  • Enumerar as regras para a elaboração de um Curriculum Vitae
  • Conhecer os diferentes testes psicotécnicos, e respectivas vantagens e desvantagens
  • Conhecer as fases em que pode surgir a entrevista de selecção
  • Aferir a importância de um bom acolhimento e integração dos novos colaboradores numa organização
  • Conhecer o conteúdo de um manual de acolhimento
  • Conhecer as causas e os custos da rotação de pessoal
  • Compreender a influência da avaliação de desempenho para a melhoria da qualitativa e quantitativa do trabalho
  • Conhecer os erros mais comuns na avaliação de desempenho
  • Aferir a importância de um plano de carreira para os colaboradores de uma organização
  • Compreender a importância das técnicas, planos de carreira e sistemas de remunerações para contratar e manter o pessoal na empresa
  • Aferir a importância da formação profissional
  • Conhecer as técnicas de formação
  • Saber como fazer a prevenção e controlo do absentismo
  • Conhecer os custos do absentismo
  • Compreender o conceito de teletrabalho e teletrabalhador e sua importância
  • Compreender o conceito de higiene e segurança do trabalho
  • Conhecer os riscos ergonómicos
  • Compreender a existência do trabalho por turnos e nocturno
  • Saber como fazer a prevenção de acidentes de trabalho
  • Compreender a importância da motivação para melhorar as potencialidades dos colaboradores de uma empresa
  • Conhecer o contributo da Teoria Motivacional de Abraham Maslow e da Teoria de Frederick Herzberg para a motivação
  • Compreender a importância da comunicação para o bom funcionamento da empresa
  • Conhecer as redes de comunicação no grupo
  • Conhecer a importância da liderança para as organizações e quais as funções de um líder
  • Conhecer os diferentes estilos de liderança
  • Conhecer os tipos e as áreas de conflito
  • Conhecer a origem e as consequências dos conflitos nas empresas
  • Conhecer os estilos de gestão de conflitos
  • Compreender o conceito de mudança organizacional e os modelos de mudança organizacional
  • Conhecer os processos e os tipos de mudança
  • Compreender o conceito de cultura, a sua importância e as tipologias culturais
  • Compreender as funções e disfunções das culturas e o processo de socialização
  • Compreender o conceito de ética empresarial e a importância da ética para as empresas
  • Compreender a relação existente entre a ética empresarial e a responsabilidade social
Estrutura Programática

 

  • O Código do Trabalho;
  • As alterações no direito à personalidade (vigilância, privacidade, etc);
  • As regras da contratação a termo;
  • As alterações ao objecto do contrato de trabalho;
  • A flexibilização da prestação de trabalho;
  • Tempo e horários de trabalho e o regime do horário de trabalho nocturno;
  • Faltas;
  • Os estrangeiros no Código do Trabalho;
  • A cessação do contrato de trabalho;
  • O despedimento com justa causa;
  • Os acidentes de trabalho;
  • Definição da avaliação de desempenho
  • A importância da avaliação de desempenho a nível individual e organizacional
  • Os objectivos da avaliação de desempenho
  • Os princípios da avaliação de desempenho
  • Os factores que afectam o desempenho de um indivíduo
  • Os alvos e os factores críticos da avaliação de desempenho
  • As fontes e os métodos utilizados na avaliação de desempenho – vantagens e desvantagens
  • As modalidades da entrevista de avaliação de desempenho


 

Modalidade de Formação


Formação profissional inicial


 

Forma de Organização da Formação


Formação presencial organizada em sala


 

Perfil dos Formadores

 

A execução da acção de formação será assegurada por Formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor – portadores de Certificado de Aptidão Profissional de Formador –, disponham de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre as temáticas a abordar. O Formador deverá possuir formação superior preferencialmente na área de Gestão de Recursos Humanos.

 

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