Designação | Duração | Área Temática de Formação | Destinatários |
Ciclo de Recursos Humanos de 35 horas | 35 Horas | 347 – Enquadramento na Organização/Empresa | Quadros superiores e quadros intermédios que directa ou indirectamente lidam com o factor humano na organização. |
Objectivo Geral
O ciclo de formação tem como objectivo dotar os participantes de conhecimentos e competências ao nível da legislação laboral e da avaliação de desempenho. Assim, pretende-se que no final da acção os participantes sejam capazes de conhecer as alterações introduzidas pelo novo código do trabalho, proceder a uma equilibrada gestão de recursos humanos, encorajar o esforço de desenvolvimento pessoal, estimular e orientar a procura de melhoria contínua.
Objectivos Específicos
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
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Interpretar o Código de Trabalho
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Dominar a legislação laboral
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Implementar a avaliação de desempenho dos trabalhadores duma organização;
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Proceder uma equilibrada gestão de recursos humanos;
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Interpretar a importância do desempenho individual numa organização
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Referir a importância da Gestão de Recursos Humanos
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Enumerar as principais funções da Gestão de Recursos Humanos
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Conhecer o perfil das competências necessárias de um gestor de recursos humanos
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Saber como recorrer e entrar no mercado de trabalho
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Descrever os passos fundamentais a seguir para recrutamento e a selecção de pessoal
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Saber elaborar e interpretar cartas de apresentação, de candidatura e de recomendação
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Conhecer os vários tipos de curriculum vitae e as suas funções
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Enumerar as regras para a elaboração de um Curriculum Vitae
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Conhecer os diferentes testes psicotécnicos, e respectivas vantagens e desvantagens
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Conhecer as fases em que pode surgir a entrevista de selecção
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Aferir a importância de um bom acolhimento e integração dos novos colaboradores numa organização
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Conhecer o conteúdo de um manual de acolhimento
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Conhecer as causas e os custos da rotação de pessoal
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Compreender a influência da avaliação de desempenho para a melhoria da qualitativa e quantitativa do trabalho
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Conhecer os erros mais comuns na avaliação de desempenho
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Aferir a importância de um plano de carreira para os colaboradores de uma organização
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Compreender a importância das técnicas, planos de carreira e sistemas de remunerações para contratar e manter o pessoal na empresa
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Aferir a importância da formação profissional
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Conhecer as técnicas de formação
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Saber como fazer a prevenção e controlo do absentismo
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Conhecer os custos do absentismo
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Compreender o conceito de teletrabalho e teletrabalhador e sua importância
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Compreender o conceito de higiene e segurança do trabalho
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Conhecer os riscos ergonómicos
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Compreender a existência do trabalho por turnos e nocturno
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Saber como fazer a prevenção de acidentes de trabalho
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Compreender a importância da motivação para melhorar as potencialidades dos colaboradores de uma empresa
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Conhecer o contributo da Teoria Motivacional de Abraham Maslow e da Teoria de Frederick Herzberg para a motivação
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Compreender a importância da comunicação para o bom funcionamento da empresa
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Conhecer as redes de comunicação no grupo
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Conhecer a importância da liderança para as organizações e quais as funções de um líder
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Conhecer os diferentes estilos de liderança
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Conhecer os tipos e as áreas de conflito
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Conhecer a origem e as consequências dos conflitos nas empresas
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Conhecer os estilos de gestão de conflitos
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Compreender o conceito de mudança organizacional e os modelos de mudança organizacional
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Conhecer os processos e os tipos de mudança
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Compreender o conceito de cultura, a sua importância e as tipologias culturais
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Compreender as funções e disfunções das culturas e o processo de socialização
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Compreender o conceito de ética empresarial e a importância da ética para as empresas
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Compreender a relação existente entre a ética empresarial e a responsabilidade social
Estrutura Programática
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O Código do Trabalho;
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As alterações no direito à personalidade (vigilância, privacidade, etc);
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As regras da contratação a termo;
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As alterações ao objecto do contrato de trabalho;
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A flexibilização da prestação de trabalho;
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Tempo e horários de trabalho e o regime do horário de trabalho nocturno;
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Faltas;
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Os estrangeiros no Código do Trabalho;
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A cessação do contrato de trabalho;
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O despedimento com justa causa;
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Os acidentes de trabalho;
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Definição da avaliação de desempenho
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A importância da avaliação de desempenho a nível individual e organizacional
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Os objectivos da avaliação de desempenho
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Os princípios da avaliação de desempenho
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Os factores que afectam o desempenho de um indivíduo
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Os alvos e os factores críticos da avaliação de desempenho
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As fontes e os métodos utilizados na avaliação de desempenho – vantagens e desvantagens
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As modalidades da entrevista de avaliação de desempenho
Modalidade de Formação
Formação profissional inicial
Forma de Organização da Formação
Formação presencial organizada em sala
Perfil dos Formadores
A execução da acção de formação será assegurada por Formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor – portadores de Certificado de Aptidão Profissional de Formador –, disponham de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre as temáticas a abordar. O Formador deverá possuir formação superior preferencialmente na área de Gestão de Recursos Humanos.

